CELE Curso de Especialização em Língua Espanhola
UFBA
página inicialo cursoquem somosinformações adicionaisfale conoscoblog




O Curso
CELE

Nono onon onon on nono

  1. Objetivos
  2. Público-alvo
  3. Programa e ementas
  4. Docentes
  5. Inscrição
  6. Duração
  7. Campus e horário
  8. Diploma
  9. Investimento
  10. Critérios para seleção
  11. Seleção de bolsistas

 

Objetivos

Gerais

1. Contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do espanhol, fornecendo aos docentes e futuros docentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e organizar sua prática pedagógica.

2. Dar oportunidade ao candidato para revisar conceitos teóricos já adquiridos e desenvolver novas reflexões teóricas concernentes a sua prática docente.

3. Preparar docentes para atuar em área específica, na área de lingüística aplicada e língua espanhola, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística.

Específicos

1. Capacitar o candidato no que se refere aos conceitos e às teorias da lingüística aplicada e do ensino de língua espanhola.

2. Oferecer a clientela subsídios para refletir sobre o ensino de espanhol como língua estrangeira.

3. Proporcionar ao candidato a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a língua espanhola.

subir

 

Público-alvo

Graduados em Letras e Pedagogia integrados ou não ao Magistério da Rede de Ensino pública ou privada.

Graduandos de 2009.1 em Letras e Pedagogia.

subir

 

Programa e ementas

DISCIPLINA(S)

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Caráter

H/A

L

E

OBG.

OPC.

Dialetologia Hispânica

30 Horas

2

 

 

X

 

Fonética e Fonologia

30 Horas

2

 

 

X

 

História da Língua Espanhola

30 Horas

2

 

 

X

 

História da Metodologia de Ensino de espanhol como Língua Estrangeira

30 Horas

2

 

 

X

 

Interlíngua e Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira

30 Horas

2

 

 

X

 

Lingüística Aplicada e Ensino de Língua Espanhola como Língua Estrangeira

30 Horas

2

 

 

X

 

Letramento e Abordagem Multicultural na Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira

30 Horas

2

 

 

X

 

Lexicografia e Didática de Espanhol como Língua Estrangeira

30 Horas

2

 

 

X

 

Metodologia da Pesquisa

45 Horas

3

 

 

X

 

Pragmática e Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira

30 Horas

2

 

 

X

 

Semântica e Lexicologia

30 Horas

2

 

 

X

 

Tópicos Contrastivos (Espanhol / Português)

30 Horas

2

 

 

X

 

Tópicos de Análise do Discurso

30 Horas

2

 

 

X

 

Tópicos de Gramática

30 Horas

2

 

 

X

 

Trabalho Orientado: Monografia

60 Horas

4

 

 

X

 

TOTAL GERAL

495 HORAS

 

 

 

15

 

 

Dialetologia Hispânica


EMENTA / OBJETIVOS
Conhecimento do estado atual dos dialetos hispânicos, dos fundamentos da dialetologia e da geografia lingüística.

 

Fonética e Fonologia

EMENTA / OBJETIVOS
Estudo avançado da fonética e da fonologia da língua espanhola.

 

História da Língua Espanhola

EMENTA / OBJETIVOS
Estudo das mais representativas mudanças fonéticas, fonológicos, morfológicas e sintáticas da língua espanhola ao longo do tempo.

Introduzir a metodologia da análise gráfica, fonética, fonológica, morfológica e sintática de textos de diferentes épocas.
Introduzir a metodologia de transcrição e estudo lingüístico de documentos antigos.


História da Metodologia de Ensino de espanhol como Língua Estrangeira

EMENTA /OBJETIVOS
Estudo histórico-descritivo (e reflexivo) dos diferentes enfoques e métodos que contribuiram na investigaçao do processo de ensino-aprendizagem de um idioma estrangeiro

 

Interlíngua e ensino de Espanhol como Língua Estrangeira

EMENTA / OBJETIVOS
O curso pretende apresentar uma visão preliminar dos aspectos teóricos e práticos relacionados à interlíngua de aprendizes de línguas.

 

Letramento e Abordagem Multicultural na Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira

EMENTA / OBJETIVOS
Associar as concepções de Letramento e Abordagem Multicultural à Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em contexto formal de ensino regular, a partir do proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006).

 

Lexicografia e Didática de Espanhol como Língua Estrangeira


EMENTA / OBJETIVOS
Reflexão sobre os usos didáticos dos dicionários monolíngües e bilíngües e sua aplicação no ensino de espanhol como língua estrangeira.

Essa disciplina tem como objetivos:

  • introduzir o conceito de lexicografia didática.
  • refletir sobre os usos didáticos dos dicionários monolíngües e bilíngües.
  • apresentar formas básicas de aplicação de recursos lexicográficos no ensino de espanhol como língua estrangeira.

 

Lingüística Aplicada e Ensino de Língua Espanhola como Língua Estrangeira


EMENTA / OBJETIVOS
Conhecimento das bases metodológicas e dos âmbitos da Lingüística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras.

 

Metodologia da Pesquisa

EMENTA / OBJETIVOS
Formação do aluno nas técnicas de leitura e produção de trabalhos acadêmicos e científicos, fornecendo-lhe os principais elementos para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa.
Objetivo: Fornecer ao discente as informações básicas sobre a leitura, interpretação e produção de trabalhos acadêmicos e científicos.

 

Pragmática e Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira

EMENTA / OBJETIVOS
Panorama da pesquisa atual em Pragmática, com as escolas mais importantes e os problemas centrais e sua aplicação no ensino de língua estrangeira.

 

Semântica e Lexicologia

EMENTA / OBJETIVOS
Estudo do significado lingüístico ao nível da palavra e do texto (na aquisição básica do nível léxico e semântico, tanto no aspecto teórico como em sua aplicação na língua espanhola).

 

Tópicos Contrastivos (Espanhol / Português)

EMENTA / OBJETIVOS
Estudo de aspectos lingüísticos fundamentais da língua espanhola e da língua portuguesa, desde um ponto de vista contrastivo.

A disciplina visa a que o aluno:

a) tome consciência de aspectos do funcionamento da língua espanhola que resultam chaves de diferenciação respeito do português brasileiro e que agem sobre a aquisição e aprendizagem;
b) consiga operar diante dessa problemática, tanto na sua produção em espanhol quanto na elaboração de estratégias didáticas adequadas.

 

Tópicos de Análise do Discurso

EMENTA / OBJETIVOS
Estudo dos marcadores e conectores discursivos na produção, interpretação e organização do discurso como unidade intencional de comunicação e unidade lingüística total.

 

Tópicos de Gramática

EMENTA / OBJETIVOS
Estudo dos principais aspectos problemáticos da sintaxe espanhola.

Desenvolver a capacidade de análise e síntese, de aplicação de modelos teóricos a situações práticas, de resolução de problemas, de manejo de ferramentas formais precisas na pesquisa lingüística.

subir

 

Duração

Início do curso: 09 de dezembro de 2008

Término do curso: 20 de março de 2010

Monografia: abril a setembro de 2010

subir

 

Docentes

                           

DOCENTE

Maior Nível

Instituição

Dra. Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão

Pós-Doutorado

UEL

Dra. Alícia Duhá Lose

Doutorado

UFBA

Dra. Cecília Gabriela Souza

Doutorado

UFBA

Me. Fernanda Almeida Vita

Mestrado

UFBA

Dr. Florentino Paredes García

Doutorado

UAH

Dr. Francisco Moreno Fernández

Doutorado

UAH

Dra. Inmaculada Penadés Martínez

Doutorado

UAH

Dra. Iranildes Lima de Oliveira

Doutorado

UEFS

Dra. Isabel Molina Martos

Doutorado

UAH

Dra. Janaína Soares Alves

Doutorado

UNB

Dr. Manuel Martí Sánchez

Doutorado

UAH

Dra. Márcia Paraquett Fernandes

Pós-Doutorado

UFF

Dra. Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva

Doutorado

UFBA

Dra. Neide Terezinha Maia González

Doutorado

USP

*** Clique aqui para acessar a seção quem somos e obter
mais informações sobre os docentes

subir

 

Inscrição

Número de vagas: 30 (6 bolsistas)
30 vagas (Estado)

Valor da inscrição até 28/11/2008: R$ 50,00

DOCUMENTOS EXIGIDOS:

  • Documentos de identificação (Identidade e CPF)
  • Diploma de Graduação
  • Histórico Escolar
  • Curriculum vitae devidamente comprovado
  • Declaração de que possui disponibilidade de tempo para realizar o curso de acordo com o calendário apresentado

Local de Inscrição:
Fapex
Rua Caetano Moura, nº 140 - Federação.
CEP. 40.210-340 -- Salvador/ BA
Website: www.fapex.org.br
Telefone: 71 3183 8457

Seleção:
Prova Escrita: 09 de dezembro, às 8:30 da manhã
Entrevista: 10 de dezembro (o horário será marcado após a prova escrita)

Resultado da Seleção: 12 de dezembro

Período de Matrícula: 15 a 23/12 de 2008

subir

 

Campus e horário

Campus Universitário de Ondina
(Universidade Federal da Bahia - Salvador – Bahia)

Datas previstas:

DATA

HORÁRIO

25 a 30 de janeiro de 2009

09h às 13h
14h às 18h

23 a 27 de março de 2009

09h às 12h
14h às 17h

20 a 24 de abril de 2009

09h às 13h
14h às 16h

25 a 29 de maio de 2009

09h às 12h
14h às 17h

15 a 19 de junho de 2009

09h às 12h
14h às 17h

27 a 31 de julho de 2009

09h às 13h
14h às 16h

24 a 28 de agosto de 2009

09h às 13h
14h às 16h

21 a 25 de setembro de 2009

09h às 13h
14h às 16h

27 a 31 de outubro de 2009

09h às 13h
14h às 16h

23 a 27 de novembro de 2009

09h às 13h
14h às 16h

14 a 18 de dezembro de 2009

09h às 12h
14h às 17h

11 a 15 de janeiro de 2010

09h às 12h
14h às 17h

15 a 20 de março de 2010

09h às 12h
14h às 17h

12 a 16 de abril de 2010

09h às 12h
14h às 17h

até agosto de 2010

 


*** Estas datas poderão ser modificadas pela coordenação, em função da disponibilidade dos professores, já que a maioria deles não pertence ao quadro de docentes da Universidade Federal da Bahia.

*** As disciplinas ministradas pelos professores da Universidad de Alcalá acontecerão somente no turno matutino. O turno vespertino será destinado à leitura e atividades didácticas.

subir

 

Diploma

Título de Especialista em Língua Espanhola expedido pela Universidade Federal da Bahia.

subir

 

Investimento

R$ 4.500,00(quatro mil e quinhentos reais) que podem ser pagos em 15 (quinze) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais)

 

Acesse a seção Informações adicionais para saber mais sobre os critérios de seleção, bolsas e critérios de desempate.

 

subir